Lei Reduz Idade Para Laqueadura e Dispensa Consentimento do Cônjuge

Dorval Advogados Associados > Destaques  > Lei Reduz Idade Para Laqueadura e Dispensa Consentimento do Cônjuge

Lei Reduz Idade Para Laqueadura e Dispensa Consentimento do Cônjuge

Em primeiro lugar, você sabe  sobre a aprovação da  Lei que reduz a idade para laqueadura e dispensa consentimento do cônjuge?

Lei Reduz Idade Para Laqueadura e Dispensa Consentimento do Cônjuge

Então, a Lei sancionada em agosto que reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para homens e mulheres fazerem a cirurgia de esterilização voluntária.  Isso mudou âmbito do planejamento familiar. De acordo com a  lei 14.443/2022  que entrará em vigor em março de 2023 e, no caso das mulheres, dispensa a autorização do companheiro para o procedimento de laqueadura, porque o projeto revoga essa exigência da legislação atual. 

A lei mantém o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico. Nesse tempo, a pessoa poderá acessar o serviço de regulação da fecundidade, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, para possibilitar ao paciente uma eventual desistência do procedimento. Por outro lado, a proposição inova ao permitir à mulher a esterilização cirúrgica durante o período de parto. 

A respeito do direito de família, você também pode se interessar em conteúdos como esses que preparamos para você: Pensão Alimentícia Não é Ajuda

Planejamento familiar e a Lei Reduz Idade Para Laqueadura e Dispensa Consentimento do Cônjuge

O presidente do Senado também comemorou a aprovação da proposta. Em uma rede social, Rodrigo Pacheco ressaltou que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso adequado de métodos contraceptivos contribui para a prevenção dos riscos à saúde relacionados à gravidez indesejada.

“Também contribui para a redução da mortalidade infantil, melhora o acesso à informação sobre planejamento familiar e colabora para o desenvolvimento do país”, escreveu Pacheco.

Fonte: Agência Senado

Caso esteja passando por algum desses problemas citados acima, saiba que a melhor forma é pedir orientação ao um advogado especialista na área.

Dessa forma, a sua primeira atitude deve ser entrar em contato com advogado especialista em direito de família.

Outrossim, para falar com um de nossos advogados especialistas , você pode entrar em contato através do botão de whatsapp agora mesmo!

Lei Reduz Idade Para Laqueadura e Dispensa Consentimento do Cônjuge

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.