Como Saber Se Tenho Que Pagar IPTU
Antes de tudo, uma das perguntas mais frequentes para quem mora de aluguel é, como saber se tenho que pagar IPTU.
Mas o que é o IPTU ?
Inicialmente, essa dúvida de como saber se tenho que pagar IPTU é bem comum entre os inquilinos.
Mas para melhor entendimento, o imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, famoso IPTU, é um tributo cobrado por todos os proprietários de imóveis em área urbana. Este imóvel pode ser uma casa, um apartamento, uma sala comercial ou qualquer outro modelo de propriedade situado em região urbanizada.
O IPTU é um imposto cobrado pela prefeitura na qual o imóvel está situado. Portanto, cada cidade tem autonomia para escolher os próprios critérios para a cobrança. No entanto, o valor do imposto pode variar de acordo com a avaliação do imóvel.
Tendo em vista que o gerenciamento da cobrança do IPTU é de responsabilidade das prefeituras, o mesmo vale para a administração do valor arrecado. Neste sentido, é importante informar que a quantia fica retida nos cofres do município, podendo ser investido em obras por toda a cidade. (Fonte FDR)
Afinal, Como Saber Se Tenho Que Pagar IPTU?
Pois é, na Lei do Inquilinato está estabelecido que a responsabilidade pelo pagamento do IPTU é do proprietário do imóvel. Entretanto, a mencionada lei permite que seja feita a transferência da responsabilidade ao inquilino, desde que previsto em contrato.
Ademais, a atuação do escritório envolve questões relacionadas:
- Consultoria relacionada a compra, venda, locação, regularização de imóveis, incorporações imobiliárias, patrimônio de afetação, direito real de superfície, loteamento de solo urbano, escrituras públicas, instituição de condômino edilício;
- Notificações extrajudiciais;
- Ações de despejo e cobrança de alugueis;
- Ações renovatórias;
- Ações revisionais de aluguel;
- Ação de reintegração de posse;
- Ações reivindicatórias;
- Ação de rescisão de contrato de compra e venda;
- Ações de cobrança de quota condominial;
- Ações de obrigação de fazer com perdas e danos;
- Medidas liminares;
- Mandados de segurança;
- Indenização por atraso na entrega do apartamento.
Para falar com um de nossos advogados especialistas em direito imobiliário, você pode entrar em contato através do botão de whatsapp agora mesmo!
Sabia dessa informação? Curta e compartilhe.
#iptu #impostoimovel #viralize #responsabilidadeiptu #leidoinquilinato