Documentos Necessários Para o Divórcio

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Destaques  > Documentos Necessários Para o Divórcio

Documentos Necessários Para o Divórcio

Quais os documentos para o divórcio?

Nesse post você vai encontrar quais são os documentos necessários para o divórcio extrajudicial ou um divórcio judicial. Por isso, tenha em mente que os documentos necessários para o divórcio podem ser diferentes a depender do tipo de divórcio. Entretanto, existem alguns documentos que são utilizados tanto para o divórcio extrajudicial como para o divórcio judicial, como por exemplo:

  • certidão de casamento;
  • RG e CPF (tanto o seu como o do cônjuge);
  • além do comprovante de residência.

documentos necessários para o divórcio

Quando um casal resolve se casar na maioria das vezes nem passa pela sua cabeça quais são os documentos necessários para o divórcio.

Geralmente estão envolvidos por muita emoção e afeto, estão resolvendo questões relativas as festividades e cerimonias religiosas.

Nesse sentido, a maioria dos casais opta pelos regimes legais de casamento. Em certos casos é convencionado regimes de casamento diferenciados.

A verdade é que em certos casos ocorre incompatibilidade para se levar uma vida em comum e acaba o afeto e a cumplicidade entre o casal, sendo inevitável o rompimento do vínculo conjugal.

Nesse momento há uma grande busca por uma orientação e para saber como se deve proceder no divórcio, além é claro, de dúvidas de quais são os documentos necessários para o divórcio.

Definitivamente, se você estiver em pensando em se divorciar entre em contato com nosso escritório e fale com um advogado especialista, veja como nós podemos lhe ajudar.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL

Portanto, os documentos necessários para o divórcio variam de acordo com a modalidade de divórcio escolhida. A existência de filhos menores, por exemplo, pode interferir no processo, tornando o divórcio judicial a única opção.

No entanto, para um divórcio extrajudicial, que exige concordância entre os cônjuges, ausência de filhos menores e bens a serem partilhados, os documentos necessários para o divórcio são:

  • Certidão de Casamento Atualizada;
  • RG e CPF dos cônjuges;
  • Comprovante de Residência;
  • Pacto Antenupcial se houver

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O DIVÓRCIO JUDICIAL

Se não houver acordo entre os cônjuges, existirem bens a serem partilhados e filhos menores, o casal deverá recorrer ao divórcio judicial. Contudo, nesse processo, o Ministério Público estará presente para defender os interesses dos filhos menores.

Dessa forma, os documentos necessários para o divórcio judicial são:

  • Certidão de Casamento Atualizada;
  • RG e CPF dos cônjuges;
  • Certidão de Nascimento dos filhos menores;
  • Comprovante de Residência;
  • Pacto Antenupcial, se houver;
  • Plano de partilha de bens, ou seja, listar os bens que serão divididos.
  • Documento dos bens existentes;
  • Comprovante de Renda para fixação da pensão alimentícia aos filhos.

A ESPOSA VOLTA A USAR O NOME DE SOLTEIRA

Após entregar todos os documentos necessários para o divórcio, a esposa deve escolher se permanecerá com o nome de solteira ou de casada. No entanto, essa solicitação deve ser feita ao juiz, que analisará as particularidades do caso concreto.

Em certos casos, a alteração do nome de casada pode trazer alguns prejuízos financeiros ao cônjuge. Por isso, é permitido que a cônjuge permaneça com o nome de casada.

PRECISA CONTRATAR UM ADVOGADO PARA FAZER O DIVÓRCIO

Portanto, a presença de um advogado nos processos divórcio é obrigatória! Dessa forma, após você verificar os documentos necessários para o divórcio, a sua primeira atitude deve ser procurar um advogado especialista em divórcio para lhe auxiliar no seu caso.

Certamente um advogado irá lhe aconselhar como você deve agir nessa situação e lhe orientar sobre os seus direitos.

Para falar com um de nossos advogados especialistas, você pode entrar em contato através do botão de whatsapp agora mesmo!

Ainda mais, as pessoas que leem esse artigo  também querem saber saber mais sobre:

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.