Inventário: por que você não deve deixar de fazer

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Destaques  > Inventário: por que você não deve deixar de fazer

Inventário: por que você não deve deixar de fazer

O que é inventário?

Antes de explicar sobre por que você não deve deixar de fazer inventário, saiba que ele é um processo judicial ou extrajudicial que determina a partilha dos bens de uma pessoa falecida entre os seus herdeiros.

Um juiz realiza o inventário judicial, enquanto um tabelião realiza o inventário extrajudicial.

Por que fazer o inventário?

O inventário é obrigatório para a partilha dos bens de uma pessoa falecida. Não fazer o inventário pode gerar problemas para os herdeiros, como:

  • Perda de bens: Se não inventariarem os bens do falecido, podem perder-se. Isso pode acontecer, por exemplo, se os bens forem vendidos ou doados sem o consentimento dos herdeiros.
  • Aquisição de dívidas: Os herdeiros podem ser obrigados a assumir as dívidas do falecido, mesmo que não sejam responsáveis por elas. Isso pode acontecer, por exemplo, se o falecido deixou dívidas trabalhistas ou tributárias.
  • Conflitos entre herdeiros: A falta de inventário pode gerar conflitos entre os herdeiros sobre a partilha dos bens. Isso pode levar a disputas judiciais, que podem ser longas e custosas.

Inventário: por que você não deve deixar de fazer

Quais são os problemas para os herdeiros que não fazem o inventário?

Além dos problemas mencionados acima, não fazer o inventário pode gerar outros problemas para os herdeiros, como:

  • Dificuldades para vender ou doar bens: A falta de inventário pode dificultar a venda ou doação dos bens do falecido. Isso ocorre porque só é possível realizar a partilha dos bens, que, por sua vez, permite a venda ou doação dos mesmos, após a conclusão do inventário.
  • Cobrança de impostos: Os herdeiros podem ter que pagar impostos sobre os bens do falecido. No entanto, se o inventário não for feito, os herdeiros podem ter que pagar impostos adicionais ou até mesmo sofrer sanções.
  • Perda de direitos: A falta de inventário pode levar à perda de direitos dos herdeiros. Por exemplo, se não incluírem o herdeiro no inventário, perderão o direito à herança.

Se você está com um parente falecido, não deixe de fazer o inventário. O inventário é um processo importante para garantir os direitos dos herdeiros e evitar problemas futuros.

O escritório de advocacia [nome do escritório] tem advogados especializados em direito de família que podem ajudá-lo a realizar o inventário.

Atendemos em Itajaí, Navegantes e Balneário Camboriú, além de atendermos em todo Brasil.

Inventário: por que você não deve deixar de fazer

Ainda mais, as pessoas que leem esse artigo  também querem saber saber mais sobre:

É obrigatório fazer inventário?

Quais são os requisitos para o inventário extrajudicial?

 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.