Pedido de vista suspende julgamento sobre competência do RS para desapropriar imóvel

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Pedido de vista suspende julgamento sobre competência do RS para desapropriar imóvel

Pedido de vista suspende julgamento sobre competência do RS para desapropriar imóvel

Um novo pedido de vista, feito pelo ministro Luiz Fux, suspendeu o julgamento do agravo regimental na Ação Cautelar (AC) 2910. O recurso foi interposto no Supremo Tribunal Federal (STF) contra decisão da relatora, ministra Ellen Gracie (aposentada), que deferiu pedido de liminar na AC. A matéria em discussão envolve a legitimidade do Estado do Rio Grande do Sul para efetuar desapropriação do imóvel rural denominado “Fazenda Mercês e Palermo”, para fins de reforma agrária naquele estado. O julgamento do caso, pelo Plenário, foi retomado na tarde de hoje (20), com o voto-vista do ministro Dias Toffoli.

Em agosto deste ano, a ministra Ellen Gracie, em decisão mocrática, deferiu cautelar para que fosse suspensa a imissão na posse do referido imóvel rural. Na sessão plenária do dia 4/8/2011, ao iniciar o julgamento do agravo regimental, a ministra referendou a liminar que havia concedido e manteve o entendimento de que os estados-membros não possuem competência para efetuar desapropriações, para fins de reforma agrária, conforme jurisprudência da Suprema Corte.

O caso

De acordo com o governo estadual, foi ajuizada uma ação de desapropriação, julgada extinta sob o fundamento de o Estado não possuir legitimidade para propor o processo. Porém, em apelação, o estado teve essa legitimidade reconhecida pelo Tribunal de Justiça gaúcho.

Os proprietários do imóvel, então, interpuseram recursos especial e extraordinário, perante o STJ e o STF, respectivamente. No entanto, a subida dos recursos não foi admitida pelo TJ gaúcho e essas decisões, conforme alega o estado, teriam transitado em julgado.

Os procuradores estaduais sustentavam que a questão acerca de sua legitimidade para a propositura da ação expropriatória já fora definitivamente decidida pelo Tribunal de Justiça local, tendo a decisão transitado em julgado. Afirmaram que o processo expropriatório retomou seu trâmite, estando pendentes de apreciação novos recursos interpostos ao STJ e Supremo.

Voto-vista

Em voto-vista trazido hoje ao Plenário, o ministro Dias Toffoli afirmou que, no seu entendimento, o agravo regimental deve ser provido. De acordo com o ministro, a decisão do juízo de origem – que havia julgado extinto o processo, sem apreciação de mérito – foi reformada pelo Tribunal de Justiça gaúcho e essa decisão transitou em julgado.

Assim, o ministro ressaltou que, neste caso, a decisão que reconheceu a legitimidade ativa do Estado do RS para o ajuizamento da ação expropriatória contra os proprietários das terras “encontra-se coberta pelo manto da coisa julgada”. Não há que se falar então em “fumaça do bom direito a amparar a pretensão dos agravados” no sentido de que se reconheça que o estado não poderia propor a ação expropriatória que contra eles ajuizou.

“Eventuais problemas de ordem processual, que são de índole eminentemente infraconstitucional, devem ser resolvidos pelas vias adequadas e perante as cortes competentes para tanto”, finalizou o ministro.

Em seguida, o julgamento foi suspenso, com o pedido de vista do ministro Luiz Fux.

Fonte: STF

https://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=192040

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.