MPF vai apurar crime de desacato ocorrido em Campina Grande (PB)

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > MPF vai apurar crime de desacato ocorrido em Campina Grande (PB)

MPF vai apurar crime de desacato ocorrido em Campina Grande (PB)

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deu provimento aos embargos de declaração na Ação Civil Originária (ACO) 1179, reconhecendo a atribuição do Ministério Público Federal (MPF) para atuar na apuração de um crime de desacato cometido supostamente por uma servidora da Justiça do Trabalho contra o juiz titular da 4ª Vara do Trabalho de Campina Grande (PB). A servidora teria tentado se valer de sua função para ser atendida preferencialmente em agência da Caixa Econômica Federal.

Em setembro de 2008, o STF havia determinado que o caso deveria ser remetido ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), para decidir quem deveria atuar no caso – o Ministério Público Federal (MPF) ou Estadual. O MPF recorreu da decisão, alegando que caberia ao STF resolver a questão, e não ao STJ.

Ao analisar os embargos opostos pelo MPF, a relatora do caso, ministra Ellen Gracie, disse que não haveria, no caso, conflito a ser resolvido. Segundo ela, o juiz estadual declinou da sua competência para a esfera federal, que aceitou a competência.

Com isso, a ministra decidiu dar provimento aos embargos, com efeitos infringentes (modificativos), para reconhecer a atribuição do MPF para atuar na apuração do caso. A ministra determinou que, diante disso, os autos devem ser remetidos para a Vara Federal de Campina Grande (PB). A decisão da Corte foi unânime.

Fonte: STF

https://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=185786

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.