Ministério da Justiça faz acordos para modernizar Justiça brasileira

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Ministério da Justiça faz acordos para modernizar Justiça brasileira

Ministério da Justiça faz acordos para modernizar Justiça brasileira

Dois acordos de cooperação internacional para modernização da Justiça brasileira serão assinados durante a 16ª Conferência de Ministros da Justiça de Países Iberoamericanos (COMJIB), que acontece nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/10) na Cidade do México. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Rafael Favetti, representará o ministro Luiz Paulo Barreto no encontro.

O primeiro acordo prevê a troca de experiências entre Brasil e Portugal sobre monitoramento eletrônico de presos. O objetivo é conhecer o modelo português para subsidiar a implementação do monitoramento de presos no Brasil. Portugal já desenvolve um projeto nessa área. A cooperação técnica inclui transferência de conhecimentos, visitas de trabalho e intercâmbio de técnicos, peritos e especialistas, além da prestação de assistência técnica e jurídica.

Já o segundo termo a ser assinado durante a COMJIB permitirá videoconferências entre países iberoamericanos a fim de agilizar processos judiciais. A medida permite, por exemplo, que uma testemunha que esteja em outro país possa ser ouvida sem a necessidade de deslocamento. Além de aproximar os países e intensificar a cooperação internacional, as videoconferências reduzem a burocracia e dão mais celeridade a trâmites jurídicos e investigações.

O Ministério da Justiça do Brasil é representado pela Secretaria de Reforma do Judiciário nas reuniões preparatórias que discutem acordos de cooperação jurídica internacional a serem assinados pelo Brasil. O objetivo é otimizar a assistência judicial cível e penal entre os países membros. O diretor de Política Judiciária da SRJ, Marcelo Vieira, também participa das discussões que acontecerão durante a 16ª COMJIBA. 

Fonte: Ministério da Justiça

https://www.conjur.com.br/2010-out-21/ministerio-justica-faz-acordos-modernizar-justica-brasileira

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.