“Legislação brasileira é boa, mas a burocracia é péssima”

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > “Legislação brasileira é boa, mas a burocracia é péssima”

“Legislação brasileira é boa, mas a burocracia é péssima”

Prestes a completar 80 anos, Modesto Carvalhosa é um clássico do Direito. É presença obrigatória em qualquer lista dos grandes nomes da advocacia brasileira. Seu livro Comentários à Lei de Sociedades Anônimas, em quatro volumes, milhares de páginas e já chegando à casa da dezena de edições, é obra de referência na matéria.

Com a mesma paixão que se entregou ao estudo do Direito Societário, Carvalhosa dedica-se hoje à Arbitragem. Defensor das fórmulas extrajudiciais de resolução de conflitos, o professor saudou com entusiasmo a recente decisão do Superior Tribunal de Justiça, relatada pela ministra Nancy Andrighi, que impede a parte que concordou com a alternativa da Arbitragem, desistir depois, por conveniências não explicitadas.

Carvalhosa participou da redação de outros livros que o tornam ainda mais singular. Nos anos 70, em plena ditadura militar, eleito presidente da Associação dos Docentes da USP, ele encabeçou a publicação do Livro Negro da USP, em que denunciava as malfeitorias que os aliados do regime perpetravam na mais importante universidade do país. Anos mais tarde, produziu outro livro negro, o da corrupção, em que denunciava a farra com dinheiro público no escândalo que ficou conhecido como o dos Anões do Orçamento. Lamenta apenas que as conclusões e sugestões desse trabalho de faxina tenham sido menosprezadas e deixadas de lado pelo governo.

Com intensa atuação política, apesar de nunca ter se filiado a partido e de não se alinhar com nenhuma corrente ideológica, praticou no Brasil a resistência cívica como a forma mais eficaz para enfrentar a ditadura. Numa época em que qualquer crítica aos detentores do poder era terminantemente proibida, ele mobilizou a sociedade em torno de uma causa civil, aparentemente inofensiva como a preservação do tradicional Colégio Caetano de Campos, no centro de São Paulo. Mas hoje ele reconhece, esse movimento foi uma das primeiras ofensivas da sociedade capazes de abalar a solidez do regime.

Modesto também no modo de ser, diz que o que aconteceu na sua vida é obra do acaso. “Nada foi planejado, como acontece na vida da maioria das pessoas”. Mas orgulha-se de tudo que fez. “O que eu sei é que alguns livros que escrevi são clássicos e são lidos por gerações e gerações”, diz.  E faria tudo de novo, se tivesse de recomeçar.

Fonte: Consultor Jurídico

https://www.conjur.com.br/2011-nov-06/entrevista-modesto-carvalhosa-advogado-especialista-direito-societario

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.