Justiça nega indenização em acidente de trânsito com viatura policial

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Justiça nega indenização em acidente de trânsito com viatura policial

Justiça nega indenização em acidente de trânsito com viatura policial

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça confirmou sentença da Comarca de Joinville que negou recurso do Estado de Santa Catarina, que pretendia ser ressarcido pelo policial militar Silvano de Oliveira Joaquim pelos danos causados em viatura oficial, em acidente de trânsito.

O acidente aconteceu em janeiro de 2007, de madrugada, quando Silvano estava em horário de trabalho. Ao conduzir a viatura pela avenida Santa Catarina, naquela cidade, cochilou e perdeu o controle do veículo, vindo a colidir com outro automóvel, cujas avarias foram orçadas em R$ 4,5 mil.

O Estado imputou à imprudência do policial a causa do acidente, que adormeceu na direção. O policial, por sua vez, alegou que estava cumprindo ordem superior, pois fora escalado como motorista das 23h às 07h, mesmo tendo comunicado de que sofria problemas de sonolência. Inquérito Técnico mostrou que o condutor trafegava em velocidade de, no máximo 40 Km/h, com o giroflex ligado.

Para a relatora da matéria, desembargadora substituta Sônia Maria Schmitz, a conduta do policial foi decisiva para a consumação do sinistro. Entretanto, não há qualquer indício de que tenha agido com dolo ou culpa grave. “É necessário que o proceder do servidor seja totalmente estranho à conduta que dele poderia se esperar no caso concreto. Nas situações fáticas em que o sinistro resulta dos riscos normais inerentes às atividades desenvolvidas pelo servidor, não se pode, para efeito de ação regressiva ou de indenização direta, responsabilizá-lo pelos danos decorrentes”, detalhou. A magistrada acrescentou que não se pode descurar que o PM cumpria rigorosa escala de trabalho, quiçá essa a causa de seu esgotamento físico. A decisão foi unânime.(Apelação Cível n. 2010.025002-2)

 

Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina

https://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action;jsessionid=40E0C35A46C1BEE1861582C435FCF1A5?cdnoticia=21340

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.