Joinville inaugura sede mais moderna da Justiça do Trabalho no Estado

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Joinville inaugura sede mais moderna da Justiça do Trabalho no Estado

Joinville inaugura sede mais moderna da Justiça do Trabalho no Estado

Joinville passa a contar, a partir de hoje (30), com a maior e mais moderna sede da Justiça do Trabalho catarinense. Localizado na Rua do Príncipe, nº 31, no centro da cidade, o edifício de doze pavimentos (mais ático) irá abrigar cinco varas do trabalho e o serviço de distribuição e execução de mandados. A solenidade de inauguração está marcada para 15h. O presidente da OAB/SC, Paulo Borba e o vice, Márcio Vicari, representam a Seccional na solenidade.

É a nona obra construída dentro do novo padrão de sedes próprias da Justiça do Trabalho/SC. Esses projetos integram o planejamento estratégico da instituição e enquadram-se no objetivo “Garantir a infraestrutura apropriada às atividades administrativas e judiciais”. Costumam ter três objetivos: maior conforto para o usuário, com acessibilidade para portadores de necessidades especiais; melhor aproveitamento de recursos naturais, com redução do consumo de energia e água; e baixa manutenção.

Uma característica da obra que traduz bem essa concepção é o agrupamento das cinco salas de audiência num único andar, o segundo. “Isso diminui o fluxo de pessoas circulando pelo prédio, o que reduz as despesas com manutenção de elevadores e o barulho para o pessoal que está trabalhando nas secretarias, além de facilitar a limpeza”, explica o engenheiro Alexandre Koenig São Thiago, diretor do Serviço de Obras e Manutenção (Serom) do TRT/SC.

O ambiente interno das salas de audiência também chama a atenção. Para permitir a entrada de iluminação natural, a equipe de projetos fez uma abertura no teto (domus), protegida por um vidro especial que reduz a transferência de calor para o ambiente.

O sistema de condicionamento de ar, chamado ‘inverter’, é automatizado e permite renovação constante de oxigênio, evitando aquela sensação de “ar viciado”. O custo de instalação, maior que os sistemas tradicionais (15 a 20%), será compensado dentro de um ano, de acordo com projeções do Serom, pois o consumo de energia gira em torno de 30%.

Movimentação processual

Foram investidos R$ 9,1 milhões no novo Fórum Trabalhista de 6,1 mil metros quadrados, maior até que a própria sede do TRT/SC (5,5 mil). Não é para menos. Das 63 mil ações trabalhistas propostas nas 30 jurisdições do Estado, 5,4 mil (8,5%) foram na de Joinville, que conta ainda com os seguintes municípios: Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul. Fica atrás apenas de Florianópolis, que recebeu 5,8 mil processos em 2009. Atualmente, existem 11 mil processos tramitando na unidade.

 

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região

https://fit.oab-sc.org.br/news/edicoes/581.htm#9984

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.