Familiares de ciclista alcoolizado não ganham indenização por atropelamento

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Familiares de ciclista alcoolizado não ganham indenização por atropelamento

Familiares de ciclista alcoolizado não ganham indenização por atropelamento

A 2ª Câmara de Direito Civil manteve sentença da Comarca de Porto União e negou indenização por danos morais e materiais à família de José Evadir Izidoro. Ele foi atropelado por Orlando Alberto Krug em 1998, quando transitava de bicicleta alcoolizado, à noite, pela SC-280, e invadiu a frente do carro dirigido por Krug.

Ao apelar da sentença, a mulher e os filhos da vítima alegaram que o motorista trafegava em alta velocidade, porém esse fato não foi comprovado. Krug disse ter havido culpa exclusiva de Izidoro, que teria entrado inesperadamente na pista, sem dar chances de evitar o choque. Além disso, teve sua visão prejudicada por um veículo que trafegava em direção contrária com luz alta, o que não deu oportunidade para qualquer manobra defensiva.

O desembargador substituto Jaime Luiz Vicari, relator da matéria, reconheceu a culpa de Izidoro no atropelamento. Dados levantados pela perícia comprovaram que o carro atingiu a roda da frente da bicicleta, o que demonstra que o ciclista estava entrando na pista. Além disso, o exame que acusou 1,68 ml de álcool por litro de sangue atestou a embriaguez da vítima, com prejuízo em seus reflexos.

“Desta maneira, não há reconhecer a culpa do condutor do veículo, o qual transitava normalmente, mas sim da vítima, que agiu de maneira totalmente imprudente ao trafegar, embriagada, de bicicleta, numa rodovia estadual à noite, sem tomar as devidas cautelas”, finalizou Vicari. A decisão foi unânime. (Ap. Cív. n. 2007.059552-4)

Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina

https://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action;jsessionid=59EFB17FA75FE2CCE78431FBC55C3F55?cdnoticia=21942

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.