Delegação do Timor Leste se espelha no Poder Judiciário brasileiro

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Delegação do Timor Leste se espelha no Poder Judiciário brasileiro

Delegação do Timor Leste se espelha no Poder Judiciário brasileiro

Uma delegação de três defensores públicos do Timor Leste está no Brasil para conhecer melhor o Poder Judiciário, que servirá de exemplo para que implantem estrutura semelhante em seu país. Na manhã desta terça-feira (5), Fernando Lopes de Carvalho, Manoel Sarmento e Olga Barreto Nunes foram recebidos pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto.

Segundo o ministro, a comissão timorense veio conhecer de perto as instituições públicas brasileiras, especificamente a Defensoria Pública, porque considera “o arranjo institucional mais adequado para o país deles”.

Também acompanhou a visita o chefe da Defensoria Pública da União (DPU) do Brasil, José Rômulo Sales. Ele disse que o intercâmbio está sendo feito por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) ligada ao Itamaraty, e que a DPU vem ajudando o Timor Leste na implantação de sua defensoria pública. Defensores públicos brasileiros estão em missão naquele país para ajudá-los nessa estruturação da instituição.

No Brasil desde o dia 17 de agosto, a delegação já conheceu o funcionamento das varas de Justiça, da infância, e criminais, além do Ministério Público e o sistema de Justiça como um todo. Eles ficam no país até o dia 11 de outubro.

Um dos defensores da comitiva, Manoel Sarmento afirmou que durante a visita ao Brasil observou a estrutura administrativa e o atendimento ao público da Defensoria. Segundo ele, o objetivo lá é atender os carentes, assim como no Brasil. “Podemos aplicar no Timor porque é o mesmo sistema e são boas experiências.”

A Defensoria Pública no Timor Leste existe desde 2000, ano seguinte ao que o país foi considerado oficialmente independente de Portugal. Para Sarmento, seu país tem muitas coisas que podem melhorar e, o Brasil, como uma nação que já tem estrutura consolidada, pode ajudar.

Ao encerrar a visita, o ministro Ayres Britto afirmou que “é uma honra para o Brasil ver o seu modelo de defensoria pública exportado como padrão de excelência e paradigma além fronteiras”. Para ele, a experiência é um “intercâmbio saudável porque aprendemos uns com os outros”.

Fonte: STF

https://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=163149

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.