Alteração de 30 para 40 horas na jornada de trabalho dos servidores do INSS tem embasamento legal

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Alteração de 30 para 40 horas na jornada de trabalho dos servidores do INSS tem embasamento legal

Alteração de 30 para 40 horas na jornada de trabalho dos servidores do INSS tem embasamento legal

A alteração da jornada dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para 40 horas semanais é legal. Esse é o entendimento da Advocacia-Geral da União (AGU), acolhido pela Justiça, em ação ajuizada por servidora do órgão previdenciário. Ela pedia autorização para manter a carga de 30 horas, sem que houvesse a diminuição da remuneração.

Até 2009, os servidores da carreira do Seguro Social trabalhavam 6 horas diárias, totalizando 30 semanais. Mudança na legislação determinou o aumento, mas permitiu a manutenção do horário anterior, com a respectiva redução proporcional da remuneração.

Insatisfeita com a nova regulamentação, a servidora propôs a ação, sustentando que a remuneração deveria ser aumentada para os servidores que optassem por cumprir a jornada de 40 horas e mantida para os que decidissem pela carga anterior. Alegou que a medida afronta o preceito constitucional que assegura a irredutibilidade de vencimentos, bem como o princípio da segurança jurídica e da boa-fé.

A Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS) defenderam que a partir da Lei nº 11.907/2009, que deu nova redação ao artigo 4º-A da Lei nº 10.855/2004, a alteração na carga horária é legal, já que o servidor pode optar pela jornada desejada com a remuneração correspondente ao número de horas trabalhadas. As procuradorias apontaram, ainda, que os servidores não tiveram redução de remuneração, já que a reestruturação da carreira também contemplou reajustes que variaram de 29,4% a 141,8%.

A 17ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal acolheu os argumentos da PRF1 e da PFE/INSS e negou o pedido da servidora.

A PRF 1ª Região e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgãos da AGU.

Ref.: Ação Ordinária nº 2009.34.00.035777-0 – Seção Judiciária do DF

Fonte: Advocacia Geral da União

https://www.uj.com.br/online/noticias/93177/Alteracao_de_30_para_40_horas_na_jornada_de_trabalho_dos_servidores_do_INSS_tem_embasamento_legal

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.