Ação de Correção dos Cálculos do FGTS
Você Conhece Sobre Ação de Correção dos Cálculos do FGTS?
Então, aqui iremos esclarecer tudo que você precisa saber sobre ação de correção dos cálculos do FGTS.
De antemão, o Supremo Tribunal Federal julgará em breve a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 5090. A princípio, discute a constitucionalidade da aplicação do índice TR para fins de correção monetária aos depósitos de FGTS dos trabalhadores brasileiros.
Com isso, em um resumo breve, a discussão diz respeito à constitucionalidade do artigo 13 da lei 8.036/90, e do artigo 17 da lei 8.177/91. Por vezes, determinam que a TR (Taxa Referencial) deve ser o índice de correção a ser aplicado a todos os depósitos de FGTS.
Nesse sentido, a Caixa Econômica Federal (CEF) que é a gestora do FGTS, afirma que a aplicação da taxa não é uma escolha dela, mas uma imposição legal.
Nesse caso, o argumento de que a atualização monetária por índices incapazes de acompanhar o fenômeno inflacionário fere frontalmente o direito à propriedade previsto na Constituição Federal. Ou seja, busca-se a determinação de correção monetária dos depósitos nas contas vinculadas do FGTS pelo IPCA-E, INPC ou outro índice que efetivamente reflita a inflação atual.
Atualmente, todos os processos do país que discutem a aplicação da TR como índice de correção monetária do FGTS estão suspensos e deverão voltar a tramitar somente depois da decisão do STF.
E mais, acompanhe as notícias mais importantes do sobre o judiciário: Direito Civil; Direito Trabalhista; Direito de Família; Direito Imobiliário; Direito Penal; Direito Previdenciário
PRECISA CONTRATAR UM ADVOGADO PARA DIREITO TRABALHISTA?
Por fim, nosso escritório pode lhe ajudar nos casos de:
- Divórcio judicial e extrajudicial;
- Separação judicial e extrajudicial;
- Medida cautelar de separação de corpus;
- Pacto antenupcial Reconhecimento / dissolução de união estável;
- Além de Regime de Bens;
- Alimentos e revisional de alimentos (pensão alimentícia);
- Direito de guarda e regulamentação de visitas de menores;
- Filiação (adoção e investigação de paternidade);
- Inventário;
- Testamento;
- Partilha de bens;
- Doação;
- Planejamento familiar e sucessório.
Certamente um advogado irá lhe aconselhar como você deve agir nessas situações e lhe orientar sobre os seus direitos.
E ainda, para falar com um de nossos advogados especialistas, você pode entrar em contato através do botão de whatsapp agora mesmo!
#STF #FGTS #ADIN #previdencia #direito #TR #inflaçao #correcaomonetaria #CEF #lei #direitoprevidenciario #imposicaolegal