Veículos despencam de penhasco e motoristas querem cobrar município

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Veículos despencam de penhasco e motoristas querem cobrar município

Veículos despencam de penhasco e motoristas querem cobrar município

A 3ª Câmara de Direito Público do TJ manteve sentença da Comarca de Xanxerê, que julgou improcedente pedido de indenização por danos morais e materiais ajuizado por Claudir Presotto e Jorgelino Pacheco Costa contra o Município. Após derrapar em uma rodovia, Jorgelino teve seu veículo lançado contra um barranco próximo a um penhasco. Entrou em contato, então, com Claudir, para que ele fosse até o local rebocar o carro com o seu caminhão. Porém, durante a tentativa de reboque, os dois veículos despencaram do penhasco.

Os autores alegaram que o acidente aconteceu devido às más condições da estrada, que possui apenas 3,4 metros de largura e é cheia de buracos e pedras soltas, além de não ter acostamento. O Município, por sua vez, defendeu que os fatos ocorreram por culpa exclusiva dos condutores, que agiram com imprudência em ambos os acidentes. Ressaltou que, em razão das condições da pista, Jorgelino deveria ter conduzido o carro com mais atenção, a fim de evitar a derrapagem.

O relator da matéria, desembargador Wilson Augusto do Nascimento, considerou que o acidente realmente aconteceu por culpa dos autores, porquanto o caminhão, utilizado para fretes, não estava equipado com guincho.  De acordo com o relato de uma testemunha, nenhum equipamento da Prefeitura foi solicitado para o resgate dos veículos. “Jorgelino poderia ter buscado auxílio junto ao Município para retirar seu automóvel, porém não o fez, assumindo, desse modo, o risco de arcar com as consequências advindas desta conduta imprudente”, anotou o magistrado. A votação foi unânime. (Ap. Cív. n. 2010.039945-8)

 

Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina

https://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action?cdnoticia=22117

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.