Teori Zavascki, do STJ, será novo ministro do Supremo

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Teori Zavascki, do STJ, será novo ministro do Supremo

Teori Zavascki, do STJ, será novo ministro do Supremo

A presidente da República, Dilma Rousseff, escolheu o ministro Teori Zavascki, do Superior Tribunal de Justiça, para o Supremo Tribunal Federal. A escolha já foi informada ao Supremo nesta segunda-feira (10/9), onde foi muito bem recebida. Zavascki ocupará a vaga do ministro Cezar Peluso, que deixou o tribunal no último dia 3 de setembro.

Informado sobre a opção de Dilma, o presidente do STF, ministro Ayres Britto disse que o indicado tem um perfil técnico e à altura de substituir o ministro Cezar Peluso. Informados, os ministros do STJ comemoram a decisão da presidente.

Agora, Zavascki será sabatinado pelo Senado. Aprovado, será nomeado e tomará posse. Conhecido como um dos juízes mais técnicos do STJ, Zavascki defende a racionalização dos trabalhos do Judiciário. No tribunal, vê a necessidade de se rever o perfil do tribunal, que hoje é de revisão das decisões estaduais, em sua opinião.

“Acho que está se criando uma consciência interna da necessidade de o tribunal dar atenção para as questões importantes, e, de alguma forma, abrir mão das questões menos importantes. Quanto mais altas nossas estatísticas, mais depõem contra nós, porque mostram como não estamos julgando. É um pouco paradoxal, mas é verdade”, disse o ministro, em entrevista ao Anuário da Justiça Brasil 2012.

Teori Zavascki tem 64 anos. Foi desembargador do Tribunal regional federal da 4ª Região de 1989 a 2003, quando assumiu o posto de ministro do STJ. Foi uma das primeiras nomeações do governo Lula para o STJ. O ministro é muito respeitado pela doutrina criada nas áreas de Direito Administrativo e Tributário.

Fonte: Consultor Jurídico

https://www.conjur.com.br/2012-set-10/teori-zavascki-stj-escolhido-ministro-supremo-tribunal-federal

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.