Suspensa ação penal contra juiz acusado de corrupção passiva por autorizar permuta de bens de menor

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Suspensa ação penal contra juiz acusado de corrupção passiva por autorizar permuta de bens de menor

Suspensa ação penal contra juiz acusado de corrupção passiva por autorizar permuta de bens de menor

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes reconsiderou decisão por ele tomada em 10 de novembro último, de negar pedido de liminar no Habeas Corpus (HC) 105948, e concedeu agora esta medida em favor do juiz da Infância e Adolescência de Mato Grosso F.M.R., determinando a suspensão de processo em curso contra ele pela suposta prática do crime de corrupção passiva (artigo 317, parágrafo 1º, do Código Penal – CP).

A suspensão valerá até o julgamento de mérito do HC pela Suprema Corte. O juiz é acusado pelo Ministério Público Estadual da prática de corrupção passiva em despacho pelo qual autorizou a permuta de bens de um menor.

Rejeição e recurso

A denúncia foi rejeitada pelo Tribunal de Justiça do estado de Mato Grosso (TJ-MT), que entendeu não estar formalmente definido o delito pois, na permuta, o menor foi representado pelo pai e assistido pelo curador de menores.

Inconformado, o Ministério Público interpôs Recurso Especial (RESP) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas a subida do recurso não foi admitida pelo vice-presidente do TJ-MT. Contra essa decisão, o MP recorreu ao STJ, por meio de Agravo de Instrumento (AI).

O relator do agravo no STJ determinou sua conversão em recurso especial (RESP). A defesa, entretanto, apontou que o agravo de instrumento não estava completo, faltando-lhe a anexação da denúncia oferecida contra o juiz. Assim, a decisão teria sido ilegal, por contrariar o verbete da Súmula 288 do STF.

Dispõe esta súmula: “Nega-se provimento a agravo para subida de Recurso Extraordinário (este cabível ao STF), quando faltar no traslado o despacho agravado, a decisão recorrida, a petição de recurso extraordinário ou qualquer peça essencial à compreensão da controvérsia.

Não obstante as objeções da defesa e pronunciamento da Procuradoria-Geral da República no mesmo sentido, a Sexta Turma do STJ deu provimento ao RESP e recebeu a denúncia. Diante disso, a defesa pede a suspensão da ação penal até o julgamento do HC impetrado no STF. E, no mérito, pede o trancamento da ação penal instaurada contra o juiz.

A defesa alega que a decisão do STJ discrimina entre o réu e o MP, observando: “Não é possível que a consolidada jurisprudência restritiva (do STF) valha apenas contra os recursos interpostos por réus e, em se tratando de recurso ministerial, se possa admitir sua preterição, contra o réu”.

Decisão

Ao reconsiderar sua decisão, o ministro Gilmar Mendes aceitou esse argumento. “No caso vertente, a ilegalidade é evidente”, observou. “É que a denúncia que se queria ver recebida, portanto, representativa do núcleo da discussão do RESP, não fora juntada pelo órgão recorrente na formação do agravo. Isso só se deu no STJ. E tanto a peça era importante que o acórdão do STJ principia com ela, citando-a quase na íntegra”.

O ministro ressaltou ainda, nesse contexto, que ”as peças do instrumento, necessárias ao deslinde da controvérsia, devem ser apresentadas no momento da interposição do agravo, conforme preceitua o artigo 544, parágrafo 1º, do Código de Processo Civil (CPC). A sua ausência implica o não conhecimento do recurso”.

Ademais, observou, de acordo com a jurisprudência firmada pelo STF, cabe exclusivamente ao agravante o ônus de fiscalizar a correta formação do instrumento, não se permitindo sua complementação após a subida dos autos a esta Corte (STF).

Ele citou, neste contexto, diversos precedentes, entre os quais os Agravos Regimentais nos Agravos de Instrumento 410.636 e 419.200.

Fonte: STF

https://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=167501

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.