Sem justificativa plausível e comprovada, pai não consegue reduzir pensão

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Sem justificativa plausível e comprovada, pai não consegue reduzir pensão

Sem justificativa plausível e comprovada, pai não consegue reduzir pensão

A redução do valor da pensão alimentícia devida pelo pai ao filho só pode ocorrer caso exista justificativa plausível para tanto. Com base nesta premissa, a 4ª Câmara de Direito Civil do TJ acolheu recurso interposto por um jovem – representado pela mãe – para reformar sentença de 1º Grau e majorar a pensão devida de R$ 100,00 para meio salário mínimo.

O primeiro valor havia se estabelecido em audiência preliminar, mas acabou reduzido no momento da decisão final. O filho apelou sob argumento de que não houve mudança substancial na capacidade financeira de seu pai no período, além de considerar o valor estabelecido aquém de suas necessidades.

Para o desembargador Eládio Torret Rocha, relator da matéria, o montante deve ser fixado a partir da proporcionalidade entre as necessidades do reclamante e as possibilidades do reclamado. Esclareceu, ainda, que somente a alteração financeira de uma das partes, após a fixação dos alimentos e devidamente comprovada, pode determinar a exoneração, redução ou majoração do encargo.

Para Torret Rocha, a constituição de nova família, por si só, não justifica a redução da obrigação alimentar. “No caso em apreço, penso assistir razão ao alimentando, ora apelante, porquanto o alimentante, ora apelado, não se desincumbiu, satisfatoriamente, do ônus de provar o fato constitutivo de seu direito”, disse o relator. Como não existe nos autos, segundo o magistrado, qualquer elemento capaz de confirmar a dificuldade do pai em arcar com o montante inicialmente estabelecido, resta apenas cumprir com a nova obrigação.

Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina

https://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action?cdnoticia=21817

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.