Quatro mil empresas ultrapassam limite de doações

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Quatro mil empresas ultrapassam limite de doações

Quatro mil empresas ultrapassam limite de doações

O Tribunal Superior Eleitoral identificou 3.996 empresas suspeitas de terem doado para campanhas nas eleições de 2010 acima do limite legal. De acordo com informações da Agência Brasil, a lista foi enviada nesta quarta-feira (27/4) pelo presidente da corte, ministro Ricardo Lewandowski, ao procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel.

Na lista, estão pessoas jurídicas que fizeram repasses superiores a 2% do faturamento bruto do ano anterior, limite estabelecido pela Lei das Eleições. As informações foram obtidas com o cruzamento de dados das prestações de conta de candidatos e comitês e da Receita Federal.

O TSE pretende enviar aos Tribunais Regionais Eleitorais os nomes de pessoas físicas que ultrapassaram os limites de doação. Nesse caso, o repasse para campanhas pode representar, no máximo, 10% dos rendimentos do ano anterior à eleição. A Lei das Eleições prevê multa para quem doar acima dos limites legais e proibição de participar de licitações e assinar contratos com órgãos públicos por cinco anos.

Fonte: Consultor Jurídico

https://www.conjur.com.br/2011-abr-28/tse-identifica-mil-empresas-doacoes-eleitorais-acima-limite

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.