Procuradoria-Geral da Fazenda lança revista

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Procuradoria-Geral da Fazenda lança revista

Procuradoria-Geral da Fazenda lança revista

Nesta quarta-feira (25/5) será lançada a primeira edição da Revista da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional no Auditório do Serpro, em Brasília, às 11h. A publicação semestral reúne artigos de doutrina, escritos por procuradores da Fazenda Nacional e por autores convidados, além de pareceres e comentários à jurisprudência.

A revista, cuja tiragem inicial é de dois mil exemplares, pretende ampliar a divulgação das atividades da instituição, e permitir à sociedade em geral o acompanhamento das ações fiscais de cobrança da dívida ativa da União e da consultoria jurídica do Ministério da Fazenda.

A publicação será disponibilizada em versão impressa e em virtual no site da PGFN. Os artigos poderão servir de fonte de consulta e citação em processos judiciais e até mesmo em juízo.

O lançamento terá a presença da procuradora-geral da Fazenda Nacional, Adriana Queiroz de Carvalho; do ministro da Advocacia-Geral da União, Luis Inácio Adams; e do ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto. As palestras serão transmitidas via streaming para todas as unidades da PGFN do país.

Para a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Adriana Queiroz de Carvalho, a divulgação de pareceres “traz a lume o entendimento adotado pela PGFN nas matérias submetidas à sua análise, de modo a permitir que esta importante instituição da advocacia pública federal seja mais conhecida por todos”.

Dentre os temas de artigos, são destaque os incentivos fiscais em tempos de crise, arbitragem tributária e a proteção do contribuinte e da Fazenda Nacional contra atos contraditórios.

Na primeira edição foi publicada a íntegra de um parecer da Coordenação-Geral da Representação Judicial, que trata de precedentes judiciais do STF e STJ, e jurisprudência comentada sobre a inconstitucionalidade da cobrança do chamado Funrural (Contribuição Previdenciária Incidente sobre a Produção Rural dos Empregadores Pessoas Naturais). 

Conselho Editorial
O Conselho Editorial da Revista da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional é composto por Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, Heleno Taveira Torres, José Casalta Nabais, Juliana Furtado Costa, Luiz Fux, Marco Aurélio Greco, Marcus Abraham, Ricardo Lobo Torres e Teori Albino Zavascki. Com informações da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Veja como será o lançamento: 

11h00 – Abertura
11h10 – Discurso da procuradora-geral, Adriana Queiroz de Carvalho
11h20 – Discurso do ministro da AGU, Luís Inácio Lucena Adams
11h30 – Palestra ministro do STF, Carlos Ayres Britto

Tema: A Cidadania e os 22 anos da Constituição Brasileira de 1988
12h00 – Palestra consultor-geral da União, Arnaldo Sampaio Godoy

Tema: A PGFN na construção da cidadania nos 22 da Constituição Brasileira
– Mediador: Gustavo Caldas Guimaraes de Campos, idealizador da publicação

12h30 – Encerramento com o diretor CEAE-PGFN, Julio Cesar de Faria (agradecimentos)

SERVIÇO
Lançamento da Revista da PGFN
Data: 25 de maio
Horário: 11h
Local: Auditório do Serpro (SGAN L2 Norte – Quadra 601 – Módulo G – Brasília/DF)

Fonte: Consultor Jurídico

https://www.conjur.com.br/2011-mai-24/procuradoria-geral-fazenda-nacional-lanca-revista-pareceres

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.