Procuradora eleitoral pode ser alvo de ação do PT por criticar comportamento de Lula

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Procuradora eleitoral pode ser alvo de ação do PT por criticar comportamento de Lula

Procuradora eleitoral pode ser alvo de ação do PT por criticar comportamento de Lula

O PT decide nesta segunda-feira se entrará com representação contra a vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O presidente do partido, José Eduardo Dutra, acusou no domingo a procuradora de extrapolar suas funções de zelar pelo cumprimento da legislação eleitoral. A cúpula petista ficou irritada depois que Sandra afirmou que, em tese, o presidente Lula teria usado irregularmente a máquina pública para promover a candidatura de Dilma Rousseff, na cerimônia de lançamento do edital de licitação do Trem de Alta Velocidade.

– Minha opinião é de que há elementos (para a representação). A vice-procuradora extrapolou de suas prerrogativas. Procuradores não podem querer aparecer mais que candidatos. Ela parece deslumbrada com os holofotes – disse Dutra.

Lula, que já acumula seis multas por propaganda antecipada em favor de Dilma , citou a candidata no evento oficial, apontando-a como a responsável pela consolidação do projeto do trem-bala. A procuradora pediu cópias das imagens para decidir se entra com uma ação de investigação eleitoral contra o presidente. No sábado, em Jales (SP), Dilma acusou Sandra de usar “dois pesos e duas medidas”.

Uso da máquina pública gera polêmica

O que mais irritou os petistas foram os comentários da procuradora à imprensa, nos quais ela sugere que houve uso da máquina pública. Mas os advogados de Dilma têm receio de que a medida se transforme em embate político com os procuradores, que têm poderes para pedir impugnação de candidaturas.

Ao GLOBO, Sandra Cureau disse estar com a consciência tranquila sobre sua atuação como representante do MP na fiscalização da disputa deste ano.

– Não tenho posição partidária, mas institucional. Não estou preocupada com isso. Sei muito bem a isenção que o Ministério Público deve ter. É fácil provar que não há qualquer favorecimento. Basta observar nossa ação junto ao TSE – disse.

A procuradora lembrou que, no último dia 4, entrou com ação por propaganda antecipada contra o candidato à vice da chapa tucana, Indio da Costa (DEM), por usar o Twitter para comemorar sua escolha como vice de José Serra (PSDB). Sandra evitou polemizar sobre a referência indireta feita a ela, pelo presidente Lula, em comício no Rio. Lula afirmou que “tem uma procuradora aí” que estaria disposta a tirá-lo da campanha. – Não posso afirmar que tenha sido uma referência direta à minha pessoa – disse ela.

Cautelosa, reafirmou que poderá representar contra Lula, mas que antes analisará as gravações: – Preciso saber o conteúdo integral. Agora, não posso firmar qualquer juízo de valor.

 

Fonte: O Globo Online

https://fit.oab-sc.org.br/news/edicoes/572.htm#9803

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.