Presidente do TJ abre curso de formação de instrutores para 62 servidores

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Presidente do TJ abre curso de formação de instrutores para 62 servidores

Presidente do TJ abre curso de formação de instrutores para 62 servidores

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Trindade dos Santos, promoveu nesta manhã (2/5) a abertura da 8ª edição do Curso de Formação de Instrutores do Programa de Implantação de Serviços Judiciários, que segue até a próxima sexta-feira (6/5), nas dependências do Fórum Eduardo Luz, na Capital. Nesse período, 62 servidores serão preparados para atuar na Justiça de 1º grau, seja na instalação, diagnóstico e acompanhamento de unidades judiciárias, seja na capacitação de outros servidores.

   O evento é promovido pela Diretoria-Geral Judiciária (DGJ).  O diretor da DGJ e coordenador do Programa de Implantação de Serviços Judiciários, Cleverson Oliveira, e a secretária executiva da Academia Judicial, Bianca Wisbeck Bernstorff, participaram da solenidade de abertura. Os trabalhos têm a direção de Nelson Anastácio da Silva Filho, coordenador do Programa de Capacitação de Servidores. Todo o conteúdo do curso é voltado para atividades judiciárias, como organização, fluxograma, rotina e gerenciamento dos cartórios, além de análise da legislação e do Código de Normas da Corregedoria-Geral da Justiça.

   Neste aspecto, serão reforçadas orientações tanto quanto ao SAJ (Sistema de Automação do Judiciário) como quanto a programas específicos, como o Bacen-JUD, o Renajud e o Sistema do Conselho Nacional de Justiça. Os procedimentos cartorários e de gabinete de magistrado também constam da programação, que traz, ainda, especificidades de todas as áreas do direito (Civil, Família, Infância e Juventude etc.) O encerramento está previsto para as 13 horas do dia 6 de maio, a cargo de Cleverson Oliveira.

   Ele agradeceu à Corregedoria-Geral da Justiça pela liberação dos funcionários responsáveis pelas palestras durante toda a semana, lembrando que a deferência foi viabilizada pelo corregedor-geral, desembargador Solon d’Eça Neves. Um grupo composto de 22 servidores recebeu certificados das mãos do presidente, pelo trabalho realizado  na consecução da Meta 5 do CNJ, ao longo de 2010.  A secretária executiva da academia enalteceu o esforço dos funcionários. Disse que 360 deles já foram capacitados em 2010 pela Meta 5, além das 33 novas unidades judiciárias, num universo de 111 comarcas e cerca de 5 mil colaboradores.

    O presidente anotou que a sociedade quer aprimoramento estrutural, já que a modernização assegura a possibilidade de tutela jurisdicional útil e equilibrada. Trindade lembrou que a corregedoria, a DGJ e a academia não medem esforços para multiplicar os cursos ministrados e aperfeiçoar seus meios, de modo a atingir um número maior de pessoas em todo o Estado, como ocorre com a videoconferência.

    “Trata-se de um processo que apenas está se iniciando, e depende que os servidores não só tomem conhecimento das instruções que lhe são passadas, mas que as reproduzam, transformando e otimizando suas práticas diárias e levando esses ensinamentos aos demais, como testemunhamos com os instrutores aqui presentes”, encerrou Trindade dos Santos.

Fonte: TJSC

https://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action?cdnoticia=23265

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.