Plano de saúde não pode ser cancelado em aposentadoria por invalidez

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Plano de saúde não pode ser cancelado em aposentadoria por invalidez

Plano de saúde não pode ser cancelado em aposentadoria por invalidez

Plano de saúde não pode ser cancelado em aposentadoria por invalidez

 

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) foi condenada pela 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho, a restabelecer os planos médico e odontológico do trabalhador aposentado por invalidez.

Após a concessão da aposentadoria por invalidez, o empregado foi excluído do plano e ajuizou uma ação trabalhista na 2ª Vara do Trabalho de São José, solicitando o restabelecimento do benefício.

A Casan havia recorrido da sentença alegando que os acordos coletivos da categoria somente garantem o direito à inclusão nos planos de saúde aos empregados da ativa.

A juíza Renata Felipe Ferrari considerou que “a norma coletiva ao mencionar ‘empregados da ativa’ exclui os empregados aposentados de acordo com o Regime Geral da Previdência, não os empregados que possuem o contrato suspenso, entre eles os que usufruem auxílio-doença previdenciário e aposentadoria por invalidez”. Com isso, restabeleceu o plano médico e odontológico ao trabalhador.

Na decisão sobre o recurso, a juíza ressaltou que o cancelamento do plano de saúde na vigência de contrato de trabalho caracteriza ação unilateral, prejudicando o trabalhador. A juíza afirma que “Permanecendo suspenso o contrato de trabalho, não há falar em suspensão do pagamento do benefício do plano de saúde, na medida em que a aposentadoria definitiva ainda não se acostumou (…) não sendo razoável privar o empregado do convênio médico, justamente no momento em que mais dele necessita”.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT/SC

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.