Petistas querem que mensalão seja julgado em 2013

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Petistas querem que mensalão seja julgado em 2013

Petistas querem que mensalão seja julgado em 2013

Com medo da influência do ano eleitoral nas decisões dos ministros do Supremo Tribunal Federal, parlamentares e petistas estão mostrando para os julgadores do  mensalão que o julgamento não deve ser político, mas uma análise técnica das provas que fazem parte do processo, informa reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

Dos 11 integrantes do Supremo, oito foram nomeados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele afirmou a ao menos dois ex-ministros de seu governo que não gostaria que o julgamento ocorresse neste ano por temer prejuízos aos candidatos que apoiará nas eleições municipais

Segundo a reportagem, o mesmo grupo, supervisionado por Lula, tenta convencer o Supremo de que o julgamento não deve acontecer neste ano. Segundo um dos membros, não há provas suficientes para condenar o ex-ministro José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoino.

Segundo a denúncia do caso, a Procuradoria-Geral da República vê Dirceu como chefe do esquema que teria desviado recursos públicos para os partidos que apoiavam o governo Lula no Congresso.

Ainda de acordo com a notícia, o ministro José Dias Toffoli, que foi assessor do PT e advogado-geral da União no governo Lula, também vem sofrendo assédio. O grupo se preocupa com a possibilidade de ele se considerar sob suspeição durante o julgamento do mensalão. A namorada o julgador foi advogada do ex-deputado Professor Luizinho (SP), que também é réu no mensalão e hoje está afastado da política. Toffoli disse que não se considera impedido, mas que só tomará uma decisão quando o julgamento estiver marcado

A pressão também estaria vindo por parte do advogado Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça de Lula, e hoje contratado para defender um ex-diretor do Banco Rural que também é réu no caso. Ele enviou ao Supremo uma questão de ordem para tentar mais uma vez desmembrar o processo. Caso acatado, apenas três réus seriam julgados no Supremo — Dirceu e Genoino seriam julgados na primeira instância.

A ideia foi inicialmente rejeitada em 2006, quando a denúncia ainda não havia sido aceita pelo tribunal e a discussão foi proposta pelos advogados do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. Agora, Thomaz Bastos diz ter novos argumentos para defender a tese. Segundo ele, parte dos ministros está convencida de que será preciso enfrentar a questão antes de retomar o assunto à pauta.

Fonte: Folha de S. de Paulo

https://www.conjur.com.br/2012-abr-16/grupo-coordenado-lula-mensalao-seja-julgado-2013

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.