OAB quer cassação de pensão para ex-governadores

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > OAB quer cassação de pensão para ex-governadores

OAB quer cassação de pensão para ex-governadores

A Ordem dos Advogados do Brasil pretende levar ao Supremo Tribunal Federal o pedido de cassação de pensões para ex-governadores. O presidente da entidade, Ophir Cavalcante, afirmou na segunda-feira (17/1) que vai ingressar com Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra os ex-governadores que requererem e passarem a ganhar as pensões vitalícias.

Em alguns estados do país, a pensão chega a R$ 25 mil. Recentemente, pelo menos três ex-governadores garantiram a quantia todos os meses em suas contas: Ana Júlia Carepa (PT), do Pará; Leonel Pavan (PSDB), de Santa Catarina, e Roberto Requião (PMDB), do Paraná.

Para Ophir, os subsídios pagos a ex-governadores “atentam contra o princípio da moralidade pública, afrontando a Constituição Federal”. Ele disse ainda que “essa prática é um privilégio que acontece há muito tempo no ordenamento de diversos Estados, onde há autorização  dessa pensão aos ex-governadores, mas se trata de autorização que fere o princípio da moralidade e quebra a isonomia entre os cidadãos brasileiros, previstos na Constituição Federal”.

O Pleno do Conselho Federal já concordou em encaminhar a matéria ao Supremo. A entidade espera, agora, os dados das Seccionais dos Estados onde a prática existe. Em 2007, a OAB conseguiu no STF a cassação da pensão do ex-governador Zeca do PT, de Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: OAB

https://www.conjur.com.br/2011-jan-18/oab-ira-supremo-pedir-cassacao-pensoes-ex-governadores

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.