OAB divulga locais de prova da primeira fase do Exame de Ordem

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > OAB divulga locais de prova da primeira fase do Exame de Ordem

OAB divulga locais de prova da primeira fase do Exame de Ordem

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta sexta-feira (07) os locais onde serão realizadas as provas da primeira fase do IX Exame de Ordem Unificado, no dia 16 de dezembro. Também é possível consultar individualmente o local no site da FGV Projetos.
O Exame da OAB se baseia no artigo 5º parágrafo XIII da Constituição Federal: “XIII – é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer”; e no Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94): “Art. 3º O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro e a denominação de advogado são privativos dos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”
Quem deve participar
Todo bacharel de direito precisa fazer o exame para poder exercer a profissão de advogado
Quantas provas são feitas por ano?
São três edições por ano e o candidato que não for aprovado pode fazer a edição seguinte
Como é a prova?
A prova é dividida em duas fases. A primeira fase é composta de 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. Na segunda fase o candidato precisa redigir uma peça processual e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo as seguintes áreas de opção do bacharel, indicada no momento da inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário.
Quanto custa a taxa de inscrição?
O candidato paga R$ 200 para fazer o exame
A primeira fase, com prova objetiva, será realizada no dia 16 de dezembro.
A prova objetiva terá a duração de cinco horas no período da tarde, das 14h às 19h. Serão 80 questões de múltipla escolha. Quem acertar o mínimo de 40 questões passa para a segunda fase. O resultado final será divulgado em 15 de janeiro de 2013.
A prova da segunda etapa será realizada em 24 de fevereiro. Nela, o candidato precisa redigir uma peça processual, no valor máximo de cinco pontos, e responder a quatro questões, sob a forma de situações-problema. Cada uma das questões tem valor de no máximo 1,25 ponto. O local de prova dos candidatos aprovados para a segunda fase será divulgado em 18 de fevereiro.
O resultado preliminar será divulgado em 22 de março, quando os candidatos poderão entrar com recursos.
Fonte: G1

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.