OAB apoia aprovação de Lei de Acesso a Documentos

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > OAB apoia aprovação de Lei de Acesso a Documentos

OAB apoia aprovação de Lei de Acesso a Documentos

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, apoiou a aprovação urgente da Lei Geral de Acesso a Documentos pelo Senado Federal. A proposta, apresentada pelo governo, pretende acabar, nos próximos 50 anos, com o sigilo eterno de informações consideradas de Estado.

Segundo Cavalcante, “o sigilo é incompatível com a democracia”. A proposta tem tido dificuldades de aprovação sobretudo por parte do presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Fernando Collor (PTB-AL).

Ophir destacou que a OAB “apóia o projeto e entende que ele é um grande avanço para permitir cada vez mais o acesso do cidadão, da academia e dos estudiosos à história do Brasil, a fim de que possam escrevê-la com mais fidedignidade e o mais próximo possível do tempo atual”.

Para ele, “essa eternização para divulgação de documentos existente hoje, efetivamente, vai contra toda a construção democrática que precisa ser feita no País, a fim de que possamos estar preparados para não repetir os erros cometidos no passado”. Com informações da Assessoria de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil.

Fonte: OAB

https://www.conjur.com.br/2011-mai-05/oab-apoia-aprovacao-urgente-lei-geral-acesso-documentos

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.