Nordeste lidera em número de candidaturas rejeitadas

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Nordeste lidera em número de candidaturas rejeitadas

Nordeste lidera em número de candidaturas rejeitadas

A região Nordeste é a que mais teve negados registros de candidaturas a governos estaduais, segundo o Tribunal Superior Eleitoral. Dos 65 candidatos que se registraram para concorrer, 12 tiveram o pedido indeferido. Além disso, dos 52 aprovados, há recurso contra o registro de quatro deles. Dos 12 impedidos, dez já recorreram da decisão. Houve ainda uma renúncia em Pernambuco.

O Piauí registrou nove concorrentes ao governo, o maior número de candidatos entre os nove estados da região. Em Pernambuco e Rio Grande do Norte, oito candidatos se registraram em cada estado. Bahia, Sergipe, Ceará e Maranhão receberam, cada um, o registro de sete concorrentes. Em Alagoas e na Paraíba, seis candidatos pediram o registro.

No Norte, 31 cadidatos pediram registro para concorrer ao governo estadual. Trinta concorrentes estão aptos a participar do pleito, sendo que 25 já tiveram as solicitações deferidas. No Acre, Amazonas, Amapá, Pará, em Rondônia e em Tocantins, todos os candidatos inscritos foram considerados aptos. Conforme o sistema de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral, das 31 requisições de registro para o cargo de governador, quatro foram deferidas com recurso, e uma foi indeferida por meio de recurso. Apenas um candidato, pelo estado de Roraima, foi considerado inapto.

Os estados do Sul somaram 26 candidatos ao cargo. No Paraná, todos os oito concorrentes tiveram seus registros deferidos. Em Santa Catarina, que também tem oito postulantes, sete conseguiram o registro sem questionamentos, e um candidato recorreu ao TSE contra o indeferimento de seu pedido. O Rio Grande do Sul soma o maior número de candidatos entre os estados da região Sul. Dez candidatos disputam a vaga do palácio do Piratini, sendo que apenas um deles teve o registro indeferido.

Na região Sudeste, o Rio de Janeiro é o único estado em que todos os seis candidatos tiveram o registro concedido pelo Tribunal Regional Eleitoral. Entretanto, a decisão que deferiu o registro ao candidato Sérgio Cabral está sendo questionada por recurso no Tribunal Superior Eleitoral. Já em São Paulo, quatro dos nove candidatos ao Palácio dos Bandeirantes tiveram o registro negado, mas continuam na disputa até que seus recursos sejam analisados em definitivo. Espírito Santo e Minas Gerais tiveram apenas um candidato com registro indeferido.

Com base em dados do Sistema de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral, a região Centro-Oeste do país apresentou, ao todo, 20 pedidos de registro de candidatos ao cargo de governador. Deste total, 15 concorrentes estão aptos a participar do pleito, dois tiveram os pedidos deferidos com recuso, um indeferido e outros dois indeferidos com recurso. Nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, todas as solicitações foram concedidas.

Fonte: Consultor Jurídico

https://www.conjur.com.br/2010-ago-31/nordeste-lidera-numero-candidaturas-rejeitadas-governador

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.