Mulher poderá usar nome de solteira antes do divórcio

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Mulher poderá usar nome de solteira antes do divórcio

Mulher poderá usar nome de solteira antes do divórcio

Mulher poderá voltar a utilizar o nome de solteira, mesmo antes do julgamento final do divórcio,  já que, estando separada do seu marido desde julho de 2010, está à espera de filho com novo companheiro e não quer que o nome atual  (de casada) conste na certidão de nascimento. Para o desembargador Brasil Santos, 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a proximidade do nascimento da criança justificava antecipar os efeitos da tutela final.
A  autora da ação recorreu de decisão de primeiro Grau que negara a antecipação do pedido na ação de divórcio. A mulher constituiu nova família e está grávida de seu atual companheiro, devendo a criança nascer em 60 dias.
Para o Desembargador Brasil Santos, o nome integra o acervo de direitos de personalidade e identifica a pessoa individual e socialmente. Ele entende que os efeitos da tutela final deveriam ser antecipados, em virtude da proximidade do nascimento de filho de nova relação familiar, pois “como é fácil estimar, naturalmente gera dissabores a manutenção do nome da mãe, como se ainda casada, faticamente, estivesse, com o primeiro marido, sendo outro o pai da criança”, justifica.
Considerou ainda o julgador que não há possibilidade de o pedido de divórcio não ser acolhido.
Fonte: TJ-RS
https://www.conjur.com.br/2012-jan-27/mulher-voltar-usar-nome-solteira-antes-divorcio

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.