Ministras recebem homenagem da AMB

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Ministras recebem homenagem da AMB

Ministras recebem homenagem da AMB

As ministras Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, e suas colegas Rosa Maria Weber Candiota da Rosa, Maria de Assis Calsing, Dora Maria da Costa, Kátia Magalhães Arruda e Delaíde Alves Miranda Arantes receberam, na quinta-feira (14), homenagem da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), numa lista de 36 personalidades femininas que se destacaram na vida pública, a magistratura e no Judiciário brasileiro. O objetivo da homenagem, segundo a AMB, foi o de destacar e valorizar a presença da mulher na vida pública brasileira.

As homenageadas – entre elas a presidenta Dilma Roussef e ministras do Supremo Tribunal Federal e de Tribunais Superiores receberam uma placa condecorativa que leva o nome da primeira juíza brasileira, Thereza Grisólia Tang. Solenidade coincidiu com a instalação, na associação, da Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada.

Pioneirismo

O TST tem um papel pioneiro na participação das mulheres na magistratura: em 1990, o então presidente José Sarney nomeou a procuradora Cnéa Cimini Moreira de Oliveira para o cargo de ministra, em vaga destinada a membros do Ministério Público. O Superior Tribunal de Justiça só teria uma mulher em sua composição em 1999, com a nomeação da ministra Eliana Calmon, e o Supremo Tribunal Federal em 2000, com a posse da ministra Ellen Gracie.

A ministra Cnéa, que faleceu em abril de 2008, foi a primeira ministra no Brasil e a segunda no mundo. Durante os dez anos em que atuou no TST, ela defendeu a maior participação da mulher na magistratura brasileira, na vida pública e no mercado de trabalho.

Atualmente, o TST é o Tribunal Superior que conta com maior número de mulheres em sua composição – as seis ministras homenageadas pela AMB.

(Carmem Feijó)

Fonte: TST

https://ext02.tst.jus.br/pls/no01/NO_NOTICIAS.Exibe_Noticia?p_cod_noticia=12157&p_cod_area_noticia=ASCS

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.