Jornal será fechado após suspeitas de grampos ilegais

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Jornal será fechado após suspeitas de grampos ilegais

Jornal será fechado após suspeitas de grampos ilegais

A News International anunciou que vai fechar o jornal The News of the World. No próximo domingo (10/7) será impressa a última edição do tablóide acusado de instalar escutas telefônicas em caixas postais de políticos, celebridades e familiares das vítimas do ataque terrorista de 2005, em Londres.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, decidiu abrir inquérito para investigar o jornal The News of the World, do conglomerado de mídia News Corp, do magnata Rupert Murdoch. A decisão vem depois de o Conselho da Europa se manifestar contra a suposta prática do jornal. O Conselho pediu que seja aumentado o respeito à privacidade dos cidadãos: “grampo de telefone é crime. Em tempos de competição na mídia, jornalistas e escritores devem agir responsavelmente, fortalecendo a autorregulamentação da imprensa e respeitando o direito à privacidade”, disse o secretário-geral da Comissão Europeia, Thorbjorn Jagland.

O pedido de abertura de inquérito foi feito na quarta-feira (6/7) em debate no Parlamento inglês, a House of Commons, mas ainda é preciso definir quando a investigação começará e quais poderes serão envolvidos. Os parlamentares também questionaram a credibilidade da Polícia metropolitana londrina.

Nesta quinta-feira (7/7), a Comissão Independente para Reclamações Contra a Polícia (Ipcc, na sigla em inglês) anunciou que investigará acusações de que policiais receberam dinheiro do The News of The World. Pela lei inglesa de prevenção à corrupção, Act 1906, é crime pagar policiais, e o oficial que recebe dinheiro também é criminoso.

Mensagens apagadas
Segundo as acusações, as escutas acontecem desde 2006, mas o caso foi evidenciado depois de o NoftW ter grampeado a caixa postal do celular da adolescente Milly Dowler, sequestrada em 2002 e encontrada morta seis meses depois.

O tabloide contratou um investigador particular para grampear a caixa postal da menina. Para ter espaço para novas mensagens, algumas das antigas foram apagadas, o que fez a família acreditar que a menina ainda estava viva.

Publicado aos domingos, o The News of the World é o jornal com maior circulação da Inglaterra — sua tiragem chega a 2,7 milhões de exemplares. O tabloide é famoso por sempre trazer informações exclusivas sobre casos policiais, políticos e sobre infidelidades de celebridades. É um dos títulos da News Corp, que, na Inglaterra, também publica o The Times. Nos Estados Unidos, o maior jornal do conglomerado é o The Wall Street Journal.

Sem anúncios, sem jornal
Depois que as escutas foram divulgadas, começou uma campanha contra o jornal na internet. Surtiu efeito. Segundo informações da Folha de S. Paulo, grandes empresas como Ford e Mitsubishi cancelaram seus anúncios

O jornal também diz que, com a eclosão do escândalo na mídia britânica, o vice-diretor de operações da News Corp, James Murdoch, decidiu fechar o jornal. “As coisas boas que o NoftW fez foram manchadas por comportamento que estava errado. Se as recentes alegações forem verdade, [as ações] foram desumanas e não têm espaço na nossa companhia”, disse.

Fonte: Consultor Jurídico

https://www.conjur.com.br/2011-jul-07/the-news-of-the-world-fechado-suspeitas-grampos-ilegais

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.