Ibama multa TAM por maus-tratos a pássaros durante voo para Belém

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Ibama multa TAM por maus-tratos a pássaros durante voo para Belém

Ibama multa TAM por maus-tratos a pássaros durante voo para Belém

A companhia TAM Linhas Aéreas foi multada pelo Ibama, nesta quarta-feira, em R$ 5 mil por maus-tratos contra dois periquitos-australianos, em Belém. A empresa aérea foi contratada por um farmacêutico industrial, no final do ano passado, para transportar as aves do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, ao terminal de Val-de-Cães, na capital paraense. Os pássaros deveriam seguir em um voo direto, com duração de três horas e meia, mas acabaram despachados por engano para Fortaleza, no Ceará. Os animais levaram mais de 18 horas para chegar ao destino.

De acordo com o veterinário que examinou os bichos após o desembarque, eles apresentavam sintomas de estresse e falta de ar em razão das condições da viagem. Durante todo o tempo em que estiveram em poder da empresa, as aves permaneceram fechadas numa caixa pequena e escura, com limitação de comida e água.

– A empresa submeteu os animais a uma situação de sofrimento e privação – concluiu o chefe da Divisão de Fauna do Ibama no Pará, Leandro Aranha, que analisou a denúncia apresentada ao órgão ambiental pelo dono dos pássaros.

Periquitos-australianos não são nativos da fauna silvestre brasileira, mas a legislação ambiental do país os protege contra crueldade e maus-tratos. A multa é de até R$ 3 mil por animal maltratado e a pena pode chegar a um ano de detenção.

 

Fonte: O Globo Online

https://fit.oab-sc.org.br/news/edicoes/686.htm#12095

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.