Empresa indenizará comprador de tijolos feitos com material tóxico

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Empresa indenizará comprador de tijolos feitos com material tóxico

Empresa indenizará comprador de tijolos feitos com material tóxico

 A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça fixou em R$ 7,3 mil a indenização por danos materiais e morais devida por Getecno – Processos Tecnológicos a Rubens Izandro de Jesus. Ele comprou 3 mil blocos cerâmicos da empresa para a construção de sua casa mas, após alguns meses, as paredes apresentaram manchas em decorrência do material utilizado na obra.

Rubens ajuizou a ação na comarca de Urussanga, após ter conhecimento de que a empresa havia sido fechada por utilizar substâncias tóxicas na produção dos tijolos, inclusive pilhas e baterias usadas. A sentença de primeiro grau reconheceu apenas o dano material, no valor de R$ 2,3 mil.

Na apelação, o autor argumentou ser evidente o abalo moral, por ser “pessoa humilde” e ter utilizado todas as suas economias na construção da casa, com frustração pela compra do material de má qualidade.

O relator, desembargador Sérgio Izidoro Heil, reconheceu a obrigação da empresa em indenizar Rubens pelos danos morais. Ele destacou que a Getecno foi intimada para o pagamento de honorários da perícia, o que não fez. Assim, não trouxe aos autos provas contrárias às afirmações do autor.

 Heil afirmou, ainda, que o consumidor, ao adquirir blocos de cimento para a construção da “tão sonhada casa própria”, espera que o bem traga consigo a confiabilidade do nome de seu fabricante.

“Assim, imperioso reconhecer o abalo moral sofrido pelo apelante, que teve frustrada a construção da sua casa, pela má qualidade do produto fornecido pela ré”, concluiu o relator. O valor da indenização deverá ser atualizado com juros legais, a contar da data da venda dos materiais. (Ap. Cív. n. 2010.086583-0)

Fonte: TJSC https://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action;jsessionid=7DC2BED3F89C7D48A9FE6C54FE91D8A1?cdnoticia=23005

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.