De volta à prisão: justiça revoga prisão domiciliar de ex-dono da Parmalat

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > De volta à prisão: justiça revoga prisão domiciliar de ex-dono da Parmalat

De volta à prisão: justiça revoga prisão domiciliar de ex-dono da Parmalat

Um tribunal de recursos decidiu nesta terça-feira que Calisto Tanzi, fundador e ex-presidente da Parmalat, terá que voltar à cadeia, em vez de permanecer em prisão domiciliar, revelou o jornal de finanças “Wall Street Journal”, citando a agência Dow Jones. Tanzi, de 72 anos, foi sentenciado a dez anos de prisão em 2008 por um tribunal de primeira instância por sua participação na falência multibilionária do grupo de produtos de laticínios no início da década. A pena foi confirmada em maio passado. O ex-presidente da Parmalat foi acusado, entre outras coisas, de uso de informações privilegiadas no mercado de ações e de fraudar os balanços financeiros da companhia.

Depois de passar vários meses em regime fechado de prisão, a Justiça autorizou que Tanzi fosse colocado sob prisão domiciliar. No entanto, no ano passado, a polícia italiana apreendeu mais de uma dúzia de pinturas de artistas como Pablo Picasso, no que pareceu ser um esforço da família para esconder bens e ativos dos credores, revelou o “Journal”.

Os advogados de Tanzi anunciaram nesta terça-feira que vão recorrer da sentença. A falência da Parmalat em 2003 deixou um rombo de 14 bilhões de euros. Em janeiro de 2005, Tanzi pediu perdão pelo colapso da empresa. Numa declaração lida por seu advogado na saída da Procuradoria da cidade italiana de Parma, Tanzi pediu “perdão a todos aqueles que, por condutas a mim atribuídas, no intento de realizar um sonho e um projeto industrial, tenham sofrido danos”.

 

Fonte: O Globo

https://fit.oab-sc.org.br/news/edicoes/632.htm#11110

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.