Criança ferida com queda de portão em escola de Blumenau será indenizada

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Criança ferida com queda de portão em escola de Blumenau será indenizada

Criança ferida com queda de portão em escola de Blumenau será indenizada

A 1ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça confirmou a sentença da Comarca de Blumenau que condenou o Município ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 16 mil, ao menor Ayrton Senna da Silva, representado pelo pai, José Edmilson da Silva.

Segundo os autos, em 29 de novembro de 2005, o menino, com apenas 10 anos de idade, sofreu a queda sobre si do portão da Escola Municipal Professora Helena Martha Natália Winkelerpor, onde estuda, ao tentar fechá-lo a pedido de seu professor.

O acidente resultou em graves lesões físicas – fratura do terço médio de sua coxa esquerda –, que o impossibilitaram de ir à escola por quatro meses e de participar de brincadeiras durante muito tempo.

Condenado na origem, o Município apelou para o TJ. Sustentou que não há prova de que a vítima tenha vivenciado uma situação constrangedora, tampouco de que o evento tenha resultado em danos de ordem moral e psíquica.

Destacou, também, a ausência da comprovação de dolo, negligência ou imprudência de sua parte. Para o relator do processo, desembargador Vanderlei Romer, o boletim de ocorrência e as testemunhas ouvidas demonstram que o portão apresentava problemas, e que foi consertado logo após o acidente.

“Pelo contexto probatório já destacado, é patente que a Municipalidade foi negligente por não ter zelado adequadamente pela manutenção do equipamento, como lhe cumpria fazer, mormente por ele estar instalado em uma instituição de ensino”, finalizou o magistrado. A decisão da Câmara foi unânime. (Apelação Cível n. 2010.027953-4)

 

Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina

https://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action;jsessionid=9D4E9EE9A1A9A2356D23340C481422F8?cdnoticia=22040

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.