Celesc é condenada por utilizar 370 cópias de softwares sem autorização

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Celesc é condenada por utilizar 370 cópias de softwares sem autorização

Celesc é condenada por utilizar 370 cópias de softwares sem autorização

A 2ª Câmara de Direito Civil do TJ manteve sentença da Comarca da Capital, que determinou a vistoria dos 403 computadores da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc e a busca e apreensão de 370 cópias de softwares. A ação foi ajuizada por Microsoft Corporation, Symantec Corporation, Autodesk Incorporated e Adobe Systems Incorporated.

A concessionária foi condenada a indenizar as empresas pela utilização não autorizada de seus softwares, em valor a ser apurado em procedimento de liquidação por arbitramento, e a abster-se de utilizar cópias irregulares de programas, sob pena de multa de R$ 500,00 por programa.

A Celesc, em contestação, alegou que nada ficou provado a respeito da utilização de software pirata, motivo pelo qual requereu a improcedência do pleito.

“Há substanciosa prova da existência, nos computadores da apelada, de programas de computador cujos titulares dos direitos autorais são as apelantes. E mais: a prova aponta que muitos desses programas constituem-se em reproduções não autorizadas: irregulares, portanto”, concluiu o relator da matéria, desembargador substituto Jaime Luiz Vicari. A votação foi unânime. (Ap. Cív. n. 2006.038471-5)

Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina

https://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action?cdnoticia=21824

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.