Câmara derruba fator previdenciário e aprova 7,7% a aposentados

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Câmara derruba fator previdenciário e aprova 7,7% a aposentados

Câmara derruba fator previdenciário e aprova 7,7% a aposentados

Câmara derruba fator previdenciário e aprova 7,7% a aposentados

 A Câmara dos Deputados aprovou o aumento de 6,14% para 7,7% o percentual de reajuste do benefício previdenciário. O projeto passará pelo Senado Federal. O fator previdenciário termina com o cálculo que reduz o benefício do trabalhador que optar por se aposentar mais cedo.

Sem este fator, os contribuintes irão se aposentar com um salário equivalente à média das contribuições que fizeram ao longo da vida. Fernando Coruja, autor da emenda e líder do PPS na Câmara informa que “A emenda acaba com o fim do fator para pessoas que se aposentarem a partir de janeiro de 2011. Uma vez aprovada, no entanto, pode ser revisto o cálculo para as outras pessoas”.

O ministro de Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetará o reajuste se o percentual for “exorbitante”. Cândido Vaccarezza já afirmou que Lula vetará o índice de 7,7% porque a Previdência não teria condições de bancar esse reajuste e declara que “é tão absurda essa votação que o impacto é de R$ 15 milhões. Fala-se em R$ 14 milhões só com o fim do fator”.

Robson Bittencourt, presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais, está confiante e comemorou a votação. “O índice de 7,7% será aprovado por unanimidade no Senado. Só não passará reajuste maior para evitar que o projeto tenha de voltar para a Câmara e ser votado novamente. Acredito que o presidente Lula não vai vetar o reajuste maior e ainda terá ganho político em cima do aposentado brasileiro. Ele tem todo o direito, desde que nos ajude a manter o reajuste que tanto batalhamos” afirmou Bittencourt, que participou terça-feira da votação com representantes dos aposentados em Minas.

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.