Agricultor indenizado por adquirir lona que se revelou de péssima qualidade

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Agricultor indenizado por adquirir lona que se revelou de péssima qualidade

Agricultor indenizado por adquirir lona que se revelou de péssima qualidade

A 4ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça confirmou a sentença da Comarca de Rio do Oeste que condenou Diamaju Agrícola Ltda. ao pagamento de indenização por danos materiais, no valor de R$ 4 mil, ao agricultor Francisco Berkenbrock.

Segundo os autos, no início do ano de 2005, Francisco adquiriu produtos no estabelecimento agrícola, com a finalidade de construção de um silo para o armazenamento de materiais orgânicos, destinados à alimentação de seu rebanho durante o período de inverno.

Cerca de um mês depois de revestir o silo e cobrir os produtos vegetais com as lonas adquiridas, estas apresentaram problemas quanto a sua qualidade. Perderam totalmente sua durabilidade, se deterioraram e desintegraram, o que culminou com a perda de todo o produto armazenado no silo para a alimentação dos animais.

O agricultor informou que entrou em contato com a empresa e relatou os problemas. Esta se comprometeu a repor as lonas deterioradas, mas negou, entretanto, a responsabilidade pelos prejuízos decorrentes da perda dos vegetais destinados à alimentação dos bovinos, e da consequente redução na produção de leite.

Condenada em 1º grau, a Diamaju apelou para o TJ. Sustentou que inexiste nos autos elementos probatórios a demonstrar qualquer tipo de prejuízo na produção leiteira do autor.

“Evidentemente por se tratar de causa que versa sobre relação de consumo (autor que adquire produtos – lonas para construção de silo – em comércio agropecuário), resta demonstrada a hipossuficiência do consumidor, justificativa por demais plausível a legitimar a aplicação de aludido preceptivo legal”, afirmou o relator da matéria, desembargador substituto Carlos Adilson Silva. A decisão foi unânime. (Apelação Cível n. 2010.005743-3)

 

Fonte: Poder Judiciário de Santa Catarina

https://app.tjsc.jus.br/noticias/listanoticia!viewNoticia.action;jsessionid=9D4E9EE9A1A9A2356D23340C481422F8?cdnoticia=22042

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.