Acusada de assassinar os pais pede HC ao Supremo

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > Acusada de assassinar os pais pede HC ao Supremo

Acusada de assassinar os pais pede HC ao Supremo

Pronunciada pelo juízo da 1ª Vara Criminal de Barueri (SP) para ser julgada por Tribunal do Júri sob a acusação de duplo homicídio triplamente qualificado (é acusada de matar seus pais, em 2 de outubro de 2010), a advogada R.N.C.T., presa desde dezembro do ano passado nas dependências do Batalhão 9 de Julho da Polícia Militar do Estado de São Paulo, pede a conversão de sua prisão preventiva em outras medidas cautelares.

O pedido foi formulado no Habeas Corpus (HC) 111498, que tem como relator o ministro Marco Aurélio. Nele, a defesa se insurge contra negativa do relator de igual pedido constante de HC impetrado no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Naquela ação, a defesa questionava o indeferimento de pedido semelhante pelo juiz de primeiro grau e pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP).

Alegações

A defesa alega constrangimento ilegal e pede a superação dos obstáculos da Súmula 691 do STF, que veda o conhecimento de HC que se volte contra decisão de relator de habeas em tribunal superior, que indefere medida cautelar.

Sustenta que o decreto de prisão, renovado quando da prolação da sentença de pronúncia, não teria justificado a necessidade da prisão com dados concretos. No decreto, o juiz de primeiro grau invocou a necessidade de  preservação da ordem pública e de garantia da instrução criminal, pois a acusada e seu marido, supostamente coautor do crime, poderiam usar a liberdade para constranger testemunhas.

A defesa sustenta, entretanto, que a fase de instrução do processo já foi concluída e que, portanto, não haveria mais a necessidade de manter a advogada presa. Até mesmo porque nenhuma das testemunhas arroladas teria manifestado temor de qualquer suposta ameaça.

Ao contestar a decisão do relator de HC impetrado no STJ, a defesa afirma que não houve a devida fundamentação da decisão de indeferir liminar, limitando-se a observar que “não se vislumbra manifesta ilegalidade no acórdão guerreado (do TJ-SP) e no julgado de primeiro grau a ensejar o deferimento da liminar”.

Por fim, o HC se reporta a jurisprudência firmada pelo STF no sentido de que a gravidade do delito e o clamor social não são, por si só, motivos suficientes para decretação da prisão preventiva. Nesse sentido cita, entre outros, os HCs 125146 e 95009.

Fonte: STF

https://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=195459

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.