1ª Turma do Supremo anula decisão do STJ que julgou HC de técnico de enfermagem sem intimar defesa

Dorval Advogados Associados - Itajaí > Notícias  > 1ª Turma do Supremo anula decisão do STJ que julgou HC de técnico de enfermagem sem intimar defesa

1ª Turma do Supremo anula decisão do STJ que julgou HC de técnico de enfermagem sem intimar defesa

O técnico em enfermagem Abraão José Bueno obteve Habeas Corpus (HC) 104136 concedido, em parte, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade dos votos. A Turma anulou acórdão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que julgou habeas corpus lá impetrado (HC 130362) sem a intimação do advogado a fim de que fosse feita sustentação oral durante o julgamento.

Assim, a Primeira Turma do STF determinou a realização de novo julgamento para que seja novamente discutida a questão de fundo apresentada nos autos, sendo observada a intimação da defesa para a sessão de julgamento, com antecedência mínima de 48 horas.

Abraão foi condenado por júri federal a penas que, somadas, ultrapassam 108 anos de reclusão por quatro homicídios e quatro tentativas de homicídio contra crianças de zero a 12 anos que estavam internadas no hospital pediátrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A defesa alegou, perante o Supremo, cerceamento de defesa devido à falta de intimação do advogado para fazer a sustentação oral em sessão de julgamento de habeas corpus julgado pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O julgamento ocorreu em 23 de fevereiro de 2010.

Com base em informações prestadas pela relatora do caso no STJ, a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha ponderou sobre a não publicação da pauta de julgamentos do STJ com antecedência de 48 horas para o julgamento do habeas por aquela Corte. Portanto, a análise do processo teria ocorrido sem sustentação oral da defesa. 

O voto da ministra Cármen Lúcia foi seguido por unanimidade pelos ministros da Turma.

Fonte: STF

https://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=170744

Tags:

No Comments

Leave a Comment

Todos os direitos reservados. Dorval Advogados Associados.